
Faixa 01
Dona Maria do Horto, cantadora de benditos de Juazeiro do Norte, foi uma dos três artistas cearenses incluídos no mapeamento do Rumos Itaú Cultural Música 2007.

Faixa 02
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto recebe hoje, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Cultura, Gilberto Gil, a medalha da Ordem do Mérito Cultural. Em Belo Horizonte, às 17 horas.

Faixa 03
O Coco do Iguape está no artigo que pode ser baixado aqui no Overmundo. "A brincadeira do coco no Ceará" está fundado nas questões encontradas na monografia "Em cima da hora: uma etnografia da brincadeira do coco no Iguape (CE)", de Ninno Amorim. Palhinhas: No Ceará, predomina o coco do tipo dançado. * O dia para "catar coco" e a noite para "cantar coco". * Imitavam (no mais das vezes zombando!) o saltitar de seus colegas na areia quente. * "O coco é desde muito tempo". * Um convite para ir brincar coco é algo que não se nega. * A aceitação de um convite gera vínculos de solicitude. * O tempo é "medido" pela empolgação de cada um. * "Pisar bem", para Mestre Chico, significa dançar o coco de acordo com o ritmo em andamento. * O status de mestre aproxima-se da noção atribuída aos mestres artesãos medievais. * Basta apenas "triscar" os pés no chão. * Madeira "de fazer jangada é a timbaúba". * Diz o costume que a cor arroxeada, oriunda do sumo da casca do cajueiro, só é adquirida lá na mata. Algumas experiências foram feitas, no sentido de trazer a casca lá da mata para tingir a roupa em casa, mas a cor pretendida não foi alcançada. * De vez em quando o mar "engole um".

Faixa 06
Durante um giro pelo Brasil, o DJ Guga de Castro lançou a compilação Ceará Original Soundfashion (COST II) na galeria do coletivo RiSco, em São Paulo.

Faixa 12
Destaque da Ilustrada hoje, o duo Montage está lançando seu aguardado primeiro álbum e se apresenta em Londres e Paris, numa rápida temporada que vai de 14 de novembro a 01 de dezembro. Quem falou deles no The Guardian foi o jornalista Peter Culshaw: "Se Daniel será Bowie brasileiro do século XXI ou Bolan, ou se será mais como um Sigue Sigue Sputnik ou um Jobriath, o tempo vai dizer. My money is on the latter."

Faixa 13
Idson Ricart, cantor e compositor de Quixadá do qual aguardamos novos sons para breve, também foi selecionado no Rumos Itaú Cultural Música, junto com Dona Maria do Horto e Os Cabinha, banda de lata dos meninos da ONG Casa Grande, em Nova Olinda, no Cariri. O novo CD de Idson está sendo finalizado e o artista o distribuirá gratuitamente aos participantes da sua comunidade no Orkut.
Escute aqui e aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário