sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Vai descontar?


O Charles mudou de celular por conta de uma promoção imperdível da Oi. Todo mês você paga R$ 10 e fala R$ 100. Lembrei de Seu Lunga, nos explicando por que se sente ofendido quando alguém entra na sua loja e pergunta se ele pode fazer por menos. Se pudesse fazer por menos, é porque estaria enganando a pessoa ao fazer por mais.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Novas embaixadas


Elas abrem a todo momento, em todo lugar. Mais cérebros dispersos - por São Paulo, Rio, Santiago do Chile, Nova York, Zurique, Londres - estão reunidos no blog Miss Ceará. Adriano de Lavôr, Jackson Araújo Jr... Até descobri a Renata aqui pertinho, em São Leopoldo - é só pegar a BR 116!

O caríssimo Bruno Privatti me dizia a sério, certa vez, que o presidente na Coca-Cola na Rússia era um cearense. Nunca chequei tal informação.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Trilha sonora original


Faixa 01
Dona Maria do Horto, cantadora de benditos de Juazeiro do Norte, foi uma dos três artistas cearenses incluídos no mapeamento do Rumos Itaú Cultural Música 2007.


Faixa 02
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto recebe hoje, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Cultura, Gilberto Gil, a medalha da Ordem do Mérito Cultural. Em Belo Horizonte, às 17 horas.


Faixa 03
O Coco do Iguape está no artigo que pode ser baixado aqui no Overmundo. "A brincadeira do coco no Ceará" está fundado nas questões encontradas na monografia "Em cima da hora: uma etnografia da brincadeira do coco no Iguape (CE)", de Ninno Amorim. Palhinhas: No Ceará, predomina o coco do tipo dançado. * O dia para "catar coco" e a noite para "cantar coco". * Imitavam (no mais das vezes zombando!) o saltitar de seus colegas na areia quente. * "O coco é desde muito tempo". * Um convite para ir brincar coco é algo que não se nega. * A aceitação de um convite gera vínculos de solicitude. * O tempo é "medido" pela empolgação de cada um. * "Pisar bem", para Mestre Chico, significa dançar o coco de acordo com o ritmo em andamento. * O status de mestre aproxima-se da noção atribuída aos mestres artesãos medievais. * Basta apenas "triscar" os pés no chão. * Madeira "de fazer jangada é a timbaúba". * Diz o costume que a cor arroxeada, oriunda do sumo da casca do cajueiro, só é adquirida lá na mata. Algumas experiências foram feitas, no sentido de trazer a casca lá da mata para tingir a roupa em casa, mas a cor pretendida não foi alcançada. * De vez em quando o mar "engole um".


Faixa 06
Durante um giro pelo Brasil, o DJ Guga de Castro lançou a compilação Ceará Original Soundfashion (COST II) na galeria do coletivo RiSco, em São Paulo.


Faixa 12
Destaque da Ilustrada hoje, o duo Montage está lançando seu aguardado primeiro álbum e se apresenta em Londres e Paris, numa rápida temporada que vai de 14 de novembro a 01 de dezembro. Quem falou deles no The Guardian foi o jornalista Peter Culshaw: "Se Daniel será Bowie brasileiro do século XXI ou Bolan, ou se será mais como um Sigue Sigue Sputnik ou um Jobriath, o tempo vai dizer. My money is on the latter."


Faixa 13
Idson Ricart, cantor e compositor de Quixadá do qual aguardamos novos sons para breve, também foi selecionado no Rumos Itaú Cultural Música, junto com Dona Maria do Horto e Os Cabinha, banda de lata dos meninos da ONG Casa Grande, em Nova Olinda, no Cariri. O novo CD de Idson está sendo finalizado e o artista o distribuirá gratuitamente aos participantes da sua comunidade no Orkut.


Escute aqui e aqui.